top of page

Altos índices de triglicerídeos podem causar doenças no coração


Os triglicerídeos são a principal gordura originária da alimentação, estando na maioria das vezes embutidos nos carboidratos, como o arroz, feijão, massas e alimentos que possuem farinha branca. Os refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas também são uma porta de entrada para os triglicerídeos no organismo.

Segundo o cardiologista da Clínica Cardio&Saúde, Dr. Sanderson Cauduro, altos níveis de triglicerídeos, acima de 200, estão associados à maior ocorrência de doenças do coração, uma vez que o aumento da gordura que tem origem nos alimentos é prejudicial à saúde. “Nesses casos, as artérias do corpo ficam estreitas, fazendo com que passe menos sangue para o coração, cérebro e outros órgãos do corpo. O excesso de triglicerídeos no sangue também elevará a concentração do colesterol, o que também aumentará o risco de doenças cardíacas.”

A alimentação saudável está diretamente ligada ao tratamento mais eficaz no controle dos níveis de triglicerídeos sanguíneo. No entanto, existem estudos que comprovam a eficácia das atividades físicas regulares na diminuição dos índices presentes no sangue. “Após 30 minutos de exercícios aeróbicos, como caminhada na esteira, é possível a pessoa apresentar uma diminuição de 50 pontos nos níveis de triglicerídeos. Já as pessoas que realizam atividades físicas entre quatro e cinco vezes na semana, conseguem diminuir pela metade os níveis de triglicerídeos, o que é muito bom, já que consegue a redução sem a necessidade de medicação ou ter mudado drasticamente a dieta alimentar”, finaliza.

Informe-se mais sobre o assunto acessando o Canal do YouTube: Pergunte ao Cardiologista.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page