top of page

Julho é o mês é escolhido para reforçar o combate às hepatites virais em todo o Brasil


A hepatite viral é a inflamação do fígado causada por vírus. Existem vários vírus de hepatite, porém os principais casos são: A, B e C, sendo as duas últimas crônicas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A hepatite crônica é uma doença silenciosa.

A infectologista e clínica médica da Cardio&Saúde, Dra. Maria Inez Domingues Kuchiki, ressalta que o diagnóstico precoce, realizado através de exames sorológicos, é fundamental para diagnosticar A doença. “Os vírus das hepatites B e C, quando não eliminados pelo organismo, evoluem para a forma crônica. Isto gera uma fibrose no fígado (cicatriz), que pode passar a cirrose e câncer de fígado, sendo necessário transplante hepático.”

A prevenção mais importante para hepatite A e B é a vacina, que é segura e com alta eficácia, sendo que a vacina para hepatite B está disponível na rede pública de saúde. Já para hepatite C ainda não há vacina disponível no mercado. “Como a transmissão por via sanguínea é a principal forma de contaminação DA HEPATITE C, as pessoas que receberam transfusão de sangue antes do ano de 1994 devem realizar exames de sorologia para verificar a presença do vírus da hepatite C, pois antes dessa data os bancos de sangue não faziam a triagem da sorologia para esse tipo de doença”, finaliza Dra. Maria Inez Domingues Kuchiki.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page