top of page

Efeitos da quimioterapia para o coração do paciente


A quimioterapia é um tratamento bastante comum para as pessoas que estão passando por um câncer. Dependendo do tipo do tumor será aplicado algum tipo de estratégia de quimioterapia. As drogas utilizadas no tratamento quimioterápico podem causar certos efeitos colaterais já conhecidos pelas pessoas, como queda de cabelo (alopecia), anemia, fraqueza, dores musculares, feridas na boca, emagrecimento dentre outros, porém, poucas sabem sobre os efeitos que os medicamentos podem causar ao coração.

Atualmente as drogas utilizadas nessa forma de terapia são bastante potentes e precisas. Entretanto, algumas dessas medicações podem ocasionar reações no músculo cardíaco. O cardiologista e responsável pelo Serviço de Cardio-oncologia da Clínica Cardio&Saúde, Dr. Sanderson Cauduro, explica que alguns desses sintomas comuns da quimioterapia podem também representar um alerta sobre a saúde do coração. “Algumas drogas podem causar falta de ar, dores no peito, variações na pressão arterial, cansaço excessivo, fraqueza e inchaço nas pernas. Esses sinais podem ser um alerta de que o paciente apresenta algum problema cardíaco.”

Por essa razão é muito importante que o oncologista tenha uma boa relação com o cardiologista, para que eles possam conversar e definir o que pode ser sintomas dos efeitos da quimioterapia, que são passageiros ou sintomas que apontem que a quimioterapia está afetando o coração. “O especialista vai avaliar os fatores do câncer, o uso das drogas e doses que estão sendo utilizadas na quimioterapia. Através dessas informações ele poderá decidir sobre a realização de alguns exames, como eletrocardiograma, raio-x, ecocardiograma, cintilografia, teste ergométrico e assim traçar metas e definir o que são problemas do coração ou problemas que podem ter sido gerados momentaneamente pelo tratamento contra o câncer”, expõe Dr. Sanderson Cauduro.

Atenção: Se você está fazendo tratamento quimioterápico e apresentou alguns desses sintomas, converse com o seu oncologista e cardiologista. Eles poderão informar as melhores formas para prevenir algum tipo de incidente no coração durante o tratamento quimioterápico.

Informe-se mais sobre o assunto acessando o Canal do YouTube: Pergunte ao Cardiologista.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page