top of page

Você utiliza os antibióticos receitados pelo seu médico da forma correta?


Os antibióticos são medicamentos específicos para infecções bacterianas, ou seja, não agem em infecções virais ou fúngicas. No entanto, muitas pessoas desconhecem a real função desse medicamento e fazem o uso indiscriminadamente. A infectologista e clínica médica da Cardio&Saúde, Dra. Maria Inez Domingues Kuchiki, explica que quando o remédio é consumido sem necessidade ou por tempo maior do que o previsto, pode aumentar o número de micro-organismos resistentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) analisou 114 países sobre o uso de antibióticos e todas as regiões estudadas apresentaram a mesma situação preocupante: automedicação e a prescrição desnecessária desse tipo de medicamento. “Realizar um tratamento à base de antibióticos sem orientação médica é um dos principais erros dos pacientes. O uso indiscriminado e incorreto está levando ao surgimento de bactérias multirresistentes, ou seja, bactérias no qual todos ou a grande maioria de antibióticos não funciona. Essa situação prejudica a pessoa que usa errado e também toda a comunidade que fica suscetível a essas superbactérias”, expõe a infectologista.

Outra pesquisa realizada pelo governo britânico aponta que no ano de 2050 o número anual de mortes causadas por infecções resistentes pode chegar a 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar das previsões, não é recomendado que as pessoas parem de utilizar os antibióticos, basta ter consciência e utilizar as substâncias adequadamente. Desde outubro de 2010, para comprar antibióticos nas farmácias brasileiras é necessário apresentar a receita médica, cumprindo dessa forma a medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Todo antibiótico só pode ser vendido com receita em duas vias, com o nome e endereço do paciente. Essa ação ajuda a evitar a automedicação. Buscar orientação médica é a principal forma de evitar prejuízo para si e para a população”, finaliza Maria Inez Domingues Kuchiki.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page