top of page

Dicas na hora de escolher uma academia


academia

Além de um centro especializado em bem-estar e boa forma, a academia também é um espaço onde você deverá se sentir confortável e feliz, já que passará algumas das horas do seu dia por lá. A escolha entre uma academia de bairro ou outra grande famosa deve ser feita com base nas suas necessidades e expectativas.

Alguns pontos que não podem ser deixados de lado:

1. Antes de matricular-se, visite várias academias, de tamanhos e estilos diferentes.

2. Academias próximas ao trabalho ou de casa são ideais. Quanto mais perto e de fácil acesso, mais você se estimula a seguir os treinos sem faltar.

3. Certifique-se de que todos os professores sejam formados em Educação Física. Foi-se o tempo em que quem era bom nadador se tornava professor de natação. Hoje a fiscalização do Conselho Regional de Educação Física (CREF) é rígida, e muitas academias são multadas por não estarem em acordo com a legislação.

4. Analise a qualidade das instalações. Isso não significa que você terá de escolher a opção mais sofisticada, mas a que se adapta melhor ao seu objetivo. Se você escolheu natação, por exemplo, confira o tamanho da piscina, a disposição das raias e o tratamento da água.

5. Veja se os horários de aulas oferecidos são compatíveis com os seus. Muitas academias funcionam das 6h da manhã até meia-noite ou até mesmo 24 h, para que falta de tempo seja a última desculpa para não ir às aulas.

6. Tudo bem, academia é um lugar no qual você vai para malhar, certo? Mas a freqüência também é algo que deve ser levado em conta.

Avalie bem seus objetivos e tome cuidado na hora de começar a treinar pesado em uma academia.

Quem quer perder peso deve centrar suas opções entre as aulas que promovem maior gasto calórico. Estas são as atividades aeróbicas, como nadar, correr, pedalar e dançar, sempre praticando por mais de uma hora. A explicação fisiológica para isso é que a gordura só começa a ser queimada em atividades constantes. Já para quem busca ganhar massa e definição muscular, as atividades anaeróbicas, a musculação, é a melhor opção. "A musculação, mesmo que adaptada em novas aulas, como o body pump (ginástica localizadas com pesos), ainda é o que mais funciona para quem quer ganhar massa", apontam alguns professores e instrutores de academia.

Quantas vezes por semana?

De acordo com os especialistas, não há problemas em se exercitar todos os dias. Os músculos precisam de um tempo de descanso para poderem se desenvolver, por isso, o mais indicado é alternar atividades aeróbicas com anaeróbicas.Mas a freqüência ideal quem vai ditar é o seu corpo. Se você já está com um bom nível de condicionamento físico, monte um roteiro que misture vários tipos de atividades em níveis mais avançados. Quem ficou muito tempo sedentário e está retomando a atividade física, a primeira semana será o seu termômetro. As respostas que o corpo der aos estímulos dos exercícios definirão a sua agenda física. Caso sinta dor muscular, cansaço excessivo e câimbras, a quantidade de exercício foi excessiva ou houve pouco tempo para recuperação entre as sessões.

Atividades mais adequadas:

De acordo com os especialistas, a atividade física ideal é a que exige um trabalho constante do coração, beneficiando não só a circulação como a oxigenação do sangue, ou seja, atividades aeróbicas, como andar, correr e nadar. Mesmo que você queira apenas uma melhor definição muscular, é importante que alterne pelo menos uma hora dos seus treinos para esse tipo de atividade.

Devo passar por uma avaliação médica antes de começar?

Antes de fazer qualquer tipo de atividade física é imprescindível passar por uma avaliação física completa. Se você vai começar a fazer exercícios sozinho, converse com seu médico antes. Na avaliação física, além de perguntas sobre o seu histórico de saúde, é pedido um teste de resistência ( teste ergométrico), feito na esteira com acompanhamento de equipamentos que medirão a sua capacidade respiratória e cardíaca. A avaliação física costuma ser dividida em teste de resistência e teste de força. No caso do teste de resistência, dependendo da idade e da condição física da pessoa, é pedido que ela caminhe ou corra por alguns minutos na esteira com o acompanhamento de um equipamento que mede o número de batidas do coração. No teste de força, o avaliado usa alguns exercícios com pesos, levando-os ao máximo suportado pelo seu corpo. Depois dos 35 anos, o ideal é fazer um check-up completo antes de começar a fazer qualquer exercício. É importante saber se você tem algum problema cardiovascular ou nas articulações, para evitar que os exercícios, ao invés de benefícios, só piorem seu estado de saúde. Ao fazer exercícios, é necessário ter bom senso. Faça alongamentos e aquecimento antes de começar e, ao final, repita a sessão de alongamento. Se começar a sentir dores em qualquer parte do corpo, consulte um professor - se estiver na academia ou no clube - ou um médico se estiver fazendo exercícios sozinho.

Na dúvida, consulte um profissional pelo menos no primeiro mês de exercícios.

Aproveite e tenha uma qualidade de vida melhor !

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page